A TERRA DE PONTE: ESPREITANDO PELA JANELA









quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

ESPREITANDO PELA JANELA

“ Lembrem-se: o silêncio ajuda o assassino, nunca as suas vítimas”.

Escolhi esta frase do Professor Elie Wiesel para me associar às iniciativas (lançamento de um CD e uma exposição de 150 fotografias) que hoje ocorreram em Lisboa, em vésperas da Cimeira UE - África, para denunciarem o genocídio e o drama humanitário que permanece no Darfur.

Acabar com o genocídio no Darfur (região na parte Oeste do Sudão que faz fronteira com a Líbia, o Chade e a Republica Centro Africana) é um imperativo civilizacional. Há mais de quatros anos que está em marcha uma matança estimada em cerca de 200 000 pessoas, a que acrescem dois milhões de deslocados e refugiados.

No final do século passado, a comunidade internacional assistiu passivamente a genocídios no Ruanda, na República do Congo e no Sul do Sudão. As estimativas apontam para mais de 5 milhões de mortos!

É necessário rasgar esta indiferença.

Num espaço contíguo ao local onde decorrerão os trabalhos no âmbito da Cimeira UE-África, na Gare do Oriente, Parque das Nações, a Plataforma África terá patente a Exposição Fotográfica Darfur / Darfur procurando sensibilizar a sociedade civil e os decisores nacionais e internacionais para o drama humanitário em Darfur, apelando a uma intervenção efectiva por parte dos Governos e das organizações internacionais competentes.

No âmbito desta Exposição serão projectadas mais de 150 fotografias, a preto a e branco e a cores, sobre o dia - a - dia de homens, mulheres e crianças que vivem naquela região do Sudão. São imagens assinadas por sete fotógrafos reconhecidos internacionalmente: Lynsey Addario, Mark Brecke, Helene Caux, Ron Haviv, Paolo Pellegrin, Ryan Spencer Ree e Michal Safdie e ainda pelo antigo militar Brian Steidle.

IN BLOG A.J. Seguro

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial