A TERRA DE PONTE: AS INTERMITENCIAS DOS TURCOS DE CRASTO (3)









quarta-feira, 31 de outubro de 2007

AS INTERMITENCIAS DOS TURCOS DE CRASTO (3)

As memórias da II Guerra Mundial, ainda estavam bem vivas na mente daqueles que, graças à sua condição podiam aceder à informação, mas todos sofriam as consequências do conflito mundial, apesar do não-alinhamento de Portugal, os portugueses sentiram na carne as dificuldades desses tempos de pós – conflito.

A Ribeira vivia pacatamente, sem grandes acontecimentos que merecessem importância, se bem que o povo de Crasto, já começava a sentir saudades dos tempos em que o largo da devesa, em frente à capela da Cruz de Pedra era palco da Turquia.

Nas tabernas do lugar e nos bancos do largo, recordavam-se esses momentos e contavam-se peripécias de representações anteriores, sem que alguém tivesse a coragem de assumir o encargo de tal empreitada.

No início da década de 50, veio viver para o lugar de Crasto, Abeilard Morais, tendo-se instalado na Quinta da Portela, propriedade de Júlio Pereira Pinto, que foi comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima; Hoje pertença dos herdeiros de António Fernandes Seco, natural da Lousã e que fez fortuna no comércio de azeite nos anos que se seguiram à guerra, ficando conhecidos como “os azeiteiros do arrabalde “.

Abeilard Morais acabava de regressar do ultramar, mais propriamente de Angola, onde ocupou o cargo de chefe do posto administrativo.

Durante as muitas conversas que manteve no largo, tomou conhecimento de que já não se realizava a Turquia há muito tempo.

Com a ajuda dos amigos, Aníbal da Cruz, Tio Licas e o Bota dos Alfanados, lá conseguiram arranjar umas folhas velhas e desordenadas do velho Auto dos Turcos, depois de as copiar e organizar, foram distribuídas pelas personagens, começando desde logo os preparativos para a representação.

Os ensaios decorriam à luz de candeeiros a petróleo e petromax, na quinta do Curinheira, ali mesmo ao lado do largo onde iria ser a representação.

No dia 10 de Agosto, domingo do ano de 1952, pelas 16 horas, ouviu-se um grande estrondo de morteiro e eis que logo se ouve o Rei Cristão perguntar: Que estrondo é que ouvimos?...respondeu-lhe o capitão: - São os Mouros com soberba que nos vem desafiar p´ra connosco terem guerra!

Assim começou mais uma das míticas representações do Auto dos Turcos de Crasto

O largo estava cheio de gente, que de todo o lado tinham invadido o lugar, da Vila, Refoios, Feitosa, Correlhã até de Viana tinha chegado gente, naquele dia não havia preconceitos, ricos e pobres lado a lado para ver o desempenho dos Turcos de Crasto.

Os vigias estiveram soberbos, com um desempenho de tal ordem que não houve viva alma que não se tivesse rido a bandeiras despregadas, quando estes rebolaram no chão disputando a chouriça que tinha saído da “bota” do turco.

E quando eles se regalavam com o vinho, trazido no Cornió?

Foi um sucesso ainda hoje recordado no lugar esta representação de 1952.

Foram homens, como Abeilard Morais, João Rodrigues de Sousa e tantos outros, que de uma forma empenhada e dedicada conseguiram manter viva tão orgulhosa tradição, contribuindo dessa forma para o engrandecimento da sua Turquia, que não é país

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial