A TERRA DE PONTE: O ANIVERSÁRIO DA MORTE DE UM COMBATENTE









terça-feira, 9 de outubro de 2007

O ANIVERSÁRIO DA MORTE DE UM COMBATENTE

Che.
10/8/2007

Passam hoje 40 anos sobre o dia em que foi morto na Bolivia Ernesto "Che" Guevara. Em ´La Higuera, no sudeste boliviano, juntaram-se milhares de pessoas para homenagearem a sua memória. Na sua imensa maioria jovens que ainda não tinham nascido quando o Che foi morto. De muitos países. Hoje lá estará também o Presidente (eleito!) da Bolivia, Evo Morales. Sei que na memória do Che há aspectos menos estimaveis (participação na repressão aos opositores do poder fidelista), mas não é por isso que deixa de ser uma grande figura do seculo passado. Um homem fiel, até às ultimas consequencias, aquilo em que acreditava. Um combatente desapegado de benesses ou prebendas do poder. Che.

"extraido do blog joão soares"


1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"COMBATENTE DA LIBERDADE"

"COMBATENTE DA LIBERDADE"

Muitos dos assassinados por ele não estariam muito de acordo com a palavra Liberdade associada ao Ernesto. Se ser fiel, “até às últimas consequências”, ao que acreditava é algo de louvável, independentemente do quê, então muitas figuras que a história quereria apagar seriam hoje louváveis e não a síntese do que mais errado há na natureza humana (Estaline, Hitler, Mao, Paul Pot). Mas, claro, cada um vive na ilusão que quer.

Já agora a maior parte dos jovens saberia quem foi Ernesto Guevara? Ou apenas seriam mais umas vítimas da “globalização capitalista”?

10 de outubro de 2007 às 10:04  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial