A TERRA DE PONTE: FIGURAS POPULARES DE PONTE DE LIMA









domingo, 20 de janeiro de 2008

FIGURAS POPULARES DE PONTE DE LIMA


O ZÉ CARAITAS

José da Rocha Lima é para mim uma das mais interessantes memórias que guardo das feiras novas.

Vivia-se o ano da Liberdade em Portugal, as noticias e as novidades surgiam em enorme turbilhão, vivia-se o verão quente de 1975; O país estava a ferro e fogo.

Penso que todos se devem lembrar da mestria com que representou naquela tarde de Setembro em dia de cortejo histórico, com a cabeça coberta por uma cartola, casaca de abas, camisa branca de fino tecido, muito bem ataviado, com um grande laço de seda ao pescoço.

Uma luva branca na mão esquerda. A outra mão segurava um bastão e outra luva.

Para completar a indumentária no bolso um relógio de prata e um óculo, bem ao gosto da época.

Para maior aparato, a caricatura fumava um enorme charuto.

Lá ia seguindo rua fora, olhando para as varandas de onde saíam vaias e grandes gargalhadas, era um verdadeiro actor, quando o cortejo parava, aí sobressaía “Zé Caraitas” a comunicar com a assistência que ria, com as criticas que ele fazia à forma como os prédios estavam construídos, bem como com as soluções apontadas para restituir a dignidade à vila e harmonizar a paisagem. Tudo isto em permanente inter - acção com os seus colaboradores que iam anotando todas estas soluções, ditadas com a autoridade e dignidade próprias da personagem o velho administrador do concelho.

O povo que assistia, tanto na rua como nas varandas, aplaudia com verdadeiro entusiasmo, estes aplausos eram a consagração para uma das mais carinhosas figuras populares limianas.

Cinco anos mais tarde, no dia 24 de Janeiro, ouviram-se chorar os sinos da matriz e os seus amigos nunca mais puderam rir com as piadas do antigo barbeiro, agora juntou-se ao “Zé Hóstias”, de quem tanto gostava de zombar.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial