A TERRA DE PONTE: TRIBUTO AO POETA ANTÓNIO VIEIRA LISBOA









domingo, 1 de junho de 2008

TRIBUTO AO POETA ANTÓNIO VIEIRA LISBOA

Com a devida vénia ao jornal Noticias dos Arcos, decidi publicar a opinião do nosso conterrâneo Amândio Sousa Dantas, dada à estampa na secção de opinião “ Singular & Plural” do referido jornal, na edição do dia 31 de Janeiro de 2008.
Também eu comungo da mesma opinião e acho que Ponte de Lima tem uma dívida de gratidão para com o homem e o poeta António Vieira Lisboa.
Por isso, esperemos que se reforce este movimento e que o coro das vozes que reclamam justiça, em nome da memória e da obra do poeta que cantou a mulher e o Lima, se faça ouvir para que os responsáveis pela cultura Limiana, prestem o tributo merecido, a um dos mais originais poetas limianos do Sec.XX.


Singular & Plural

Amândio Sousa Dantas

... … …
António Vieira Lisboa – Um poeta maior esquecido
António Vieira Lisboa nasceu em Luanda em 1907, veio ainda muito novo para Ponte de Lima (terra natal dos seus pais). Aqui morreu em 1968 (na Casa da Garrida). Poeta (maior) injustamente esquecido. Já passaram 100 anos do seu nascimento... A Câmara Municipal de Ponte de Lima, através do sr. Vereador do Pelouro da Cultura e, seria um acto de inteira justiça e homenagem: propor a edição de uma antologia da sua obra... E ao mesmo tempo: davam a conhecer às novas gerações: - uma das vozes mais originais do século XX.
… … …

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial