A TERRA DE PONTE: outubro 2007









quarta-feira, 31 de outubro de 2007

AS INTERMITENCIAS DOS TURCOS DE CRASTO (3)

As memórias da II Guerra Mundial, ainda estavam bem vivas na mente daqueles que, graças à sua condição podiam aceder à informação, mas todos sofriam as consequências do conflito mundial, apesar do não-alinhamento de Portugal, os portugueses sentiram na carne as dificuldades desses tempos de pós – conflito.

A Ribeira vivia pacatamente, sem grandes acontecimentos que merecessem importância, se bem que o povo de Crasto, já começava a sentir saudades dos tempos em que o largo da devesa, em frente à capela da Cruz de Pedra era palco da Turquia.

Nas tabernas do lugar e nos bancos do largo, recordavam-se esses momentos e contavam-se peripécias de representações anteriores, sem que alguém tivesse a coragem de assumir o encargo de tal empreitada.

No início da década de 50, veio viver para o lugar de Crasto, Abeilard Morais, tendo-se instalado na Quinta da Portela, propriedade de Júlio Pereira Pinto, que foi comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima; Hoje pertença dos herdeiros de António Fernandes Seco, natural da Lousã e que fez fortuna no comércio de azeite nos anos que se seguiram à guerra, ficando conhecidos como “os azeiteiros do arrabalde “.

Abeilard Morais acabava de regressar do ultramar, mais propriamente de Angola, onde ocupou o cargo de chefe do posto administrativo.

Durante as muitas conversas que manteve no largo, tomou conhecimento de que já não se realizava a Turquia há muito tempo.

Com a ajuda dos amigos, Aníbal da Cruz, Tio Licas e o Bota dos Alfanados, lá conseguiram arranjar umas folhas velhas e desordenadas do velho Auto dos Turcos, depois de as copiar e organizar, foram distribuídas pelas personagens, começando desde logo os preparativos para a representação.

Os ensaios decorriam à luz de candeeiros a petróleo e petromax, na quinta do Curinheira, ali mesmo ao lado do largo onde iria ser a representação.

No dia 10 de Agosto, domingo do ano de 1952, pelas 16 horas, ouviu-se um grande estrondo de morteiro e eis que logo se ouve o Rei Cristão perguntar: Que estrondo é que ouvimos?...respondeu-lhe o capitão: - São os Mouros com soberba que nos vem desafiar p´ra connosco terem guerra!

Assim começou mais uma das míticas representações do Auto dos Turcos de Crasto

O largo estava cheio de gente, que de todo o lado tinham invadido o lugar, da Vila, Refoios, Feitosa, Correlhã até de Viana tinha chegado gente, naquele dia não havia preconceitos, ricos e pobres lado a lado para ver o desempenho dos Turcos de Crasto.

Os vigias estiveram soberbos, com um desempenho de tal ordem que não houve viva alma que não se tivesse rido a bandeiras despregadas, quando estes rebolaram no chão disputando a chouriça que tinha saído da “bota” do turco.

E quando eles se regalavam com o vinho, trazido no Cornió?

Foi um sucesso ainda hoje recordado no lugar esta representação de 1952.

Foram homens, como Abeilard Morais, João Rodrigues de Sousa e tantos outros, que de uma forma empenhada e dedicada conseguiram manter viva tão orgulhosa tradição, contribuindo dessa forma para o engrandecimento da sua Turquia, que não é país

domingo, 28 de outubro de 2007

BRAZÃO DE ARMAS DA VILA DE PONTE DE LIMA SEC XIX

Heráldica do Século XIX

Brasão municipal de Ponte de Lima.

Gravura da obra As Cidades e Villas da Monarquia Portugueza que Teem Brasão d'Armas (III vols., 1860-62; data na capa do vol. I, 1865), de Inácio de Vilhena Barbosa (1811-1890).

sábado, 27 de outubro de 2007

UMA EXCELENTE NOTICIA PARA PONTE DE LIMA

Aqui fica a noticia que está a circular desde hoje, no "Expresso on line", o Limiano raptado na Venezuela finalmente foi libertado.


Última Hora
Sequestrado desde Agosto
David Barreto libertado
Mais de dois meses depois de ter sido raptado com o filho e dois sobrinhos, o português volta a casa.
Pedro Chaveca
14:51 | Sábado, 27 de Out de 2007

Aumentar Texto Diminuir Texto Enviar por email Link para esta página Imprimir

David Barreto libertado Mais de dois meses depois David Barreto vai reencontrar o filho e os sobrinhos
Lusa
Mais de dois meses depois David Barreto vai reencontrar o filho e os sobrinhos

O português que foi sequestrado na Venezuela no dia 12 de Agosto foi hoje libertado.

David Barreto de 37 anos foi raptado há mais de dois meses na companhia do filho e de dois sobrinhos, entretanto libertados, quando voltavam de um fim-de-semana de férias perto da fronteira com a Colômbia.

Até ao momento desconhece-se se foi pago algum resgate, mas sabe-se que Barreto se encontra bem de saúde. "Está abalado mas feliz por regressar a casa", declarou o correspondente da agência Lusa na Venezuela.


quarta-feira, 17 de outubro de 2007

CONTRA A POBREZA , LUTAR...LUTAR.

upload/HomePage/dest_pobreza_RKVXKI-H93KUR.jpg

"fotografia da visão, retirada na net"

No dia mundial contra a pobreza todos devemos refletir sobre o modo como podemos contribuir para a irradicação desta praga social.

VAMOS VOTAR EM FERNANDO PIMENTA




A Gala do desporto de Portugal premeia os melhores desportistas do ano. estão a decorrer as votações para a Gala 2007. Entre os nomeados está o limiano Fernando Pimenta, nas categorias revelação e atleta masculino do ano.
Vamos ajudar o Fernando a vencer. Bem o merece, apesar da concorrência de peso (Cristiano Ronaldo e Nelson Évora para Atleta do Ano e João Moutinho para revelação).
Basta aceder aqui.

Resumo Biográfico

Nome - Fernando Pimenta
Data de Nascimento/Idade - 13 de Agosto de 1989 - 18 anos
Naturalidade - Ribeira - Ponte de Lima
Clube - Clube Náutico de Ponte de Lima
Modalidade - Canoagem

Resumo Curricular (aspectos mais relevantes) -
Campeão Nacional de Pista K1 1000 metros Júnior em 2006 e 2007
6º Lugar no Campeonato do Mundo de Juniores em K1 1000 metros em 2007
6º Lugar no Campeonato do Mundo de Juniores em K1 1000 metros em 2007
5º Lugar no Campeonato do Mundo de Juniores em K1 500 metros em 2007
Medalha de Ouro no Campeonato da Europa de Juniores em K1 1000 metros em 2007
Medalha de prata no Campeonato da Europa de Juniores em K1 500 metros em 2007

Três Palavras-Chave que definem o Jovem Promessa: Humilde, Espírito Ganhador, Determinação

sábado, 13 de outubro de 2007

AL GORE - NOBEL DA PAZ 2007

Nobel.
10/12/2007

Mais um premio Nobel, desta feita o da Paz. Para o ex-vice Presidente dos Estados Unidos da America, Al Gore. Al Gore foi "derrotado" por Bush nas penultimas eleições presidenciais, em condições altamente discutiveis para umas eleições desejavelmente "free and fair". Presumo que o premio lhe terá sido atribuido também pelo seu "fair play", ou melhor pelo seu "fair loosing", em eleições que não perdeu. Ganhou agora o Nobel, será que lhe dá força para se atirar às proximas presidenciais ?


"retirado do blog joão soares"

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O ANIVERSÁRIO DA MORTE DE UM COMBATENTE

Che.
10/8/2007

Passam hoje 40 anos sobre o dia em que foi morto na Bolivia Ernesto "Che" Guevara. Em ´La Higuera, no sudeste boliviano, juntaram-se milhares de pessoas para homenagearem a sua memória. Na sua imensa maioria jovens que ainda não tinham nascido quando o Che foi morto. De muitos países. Hoje lá estará também o Presidente (eleito!) da Bolivia, Evo Morales. Sei que na memória do Che há aspectos menos estimaveis (participação na repressão aos opositores do poder fidelista), mas não é por isso que deixa de ser uma grande figura do seculo passado. Um homem fiel, até às ultimas consequencias, aquilo em que acreditava. Um combatente desapegado de benesses ou prebendas do poder. Che.

"extraido do blog joão soares"